segunda-feira, 31 de julho de 2017

O Livro dos Espíritos/Allan Kardec/CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS - Questão numero 19


O Livro dos Espíritos/Allan Kardec/CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS

19. Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns dos segredos da Natureza?

“A Ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele, porém, não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu.”


Nota Kardec
Quanto mais consegue o homem penetrar nesses mistérios,tanto maior admiração lhe devem causar o poder e a sabedoria do Criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz joguete da ilusão. Ele amontoa sistemas sobre sistemas e cada dia que passa lhe mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.


Reflexão sobre a questão: Somos limitados, nesta esfera de graduação podemos ir até determinado item da matéria. Para penetrarmos em questões mais complexas devemos estar mais preparados racionalmente e menos iludidos emocionalmente. Conforme vamos nos lapidando e estudando o véu colocado sobre certos mistérios da natureza pode ser levantado desde que sejamos merecedores e estejamos preparados a receber aquela informação sem afetar nosso modo de ser. Desde que, aquele mistério a ser levantado faça com que nós, ascendamos mais um degrau na evolução da humanidade, propiciando um bem geral a todos os seres residentes neste globo. Em todos esses anos de humanidade quantas questões da ciência se tornaram contraditórias...muitas verdades se tornaram mentiras e muitas mentiras se tornaram verdades...veja algumas delas:

– Células cerebrais não podem se regenerar.
Podem sim. Durante muito tempo se acreditou e até mesmo se ensinou nas escolas que as células do cérebro não podiam se regenerar. Mas em 1998, cientistas da Suécia e dos Estados Unidos descobriram que as células responsáveis pela memória e aprendizagem podem criar novas células – o que deu novas esperanças sobre uma eventual cura para doenças como o Alzheimer.

– Não existe gravidade no espaço
De fato existe, e muita. Mas os astronautas parecem estar flutuando, sem peso, porque estão orbitando a Terra. Eles caem em direção à Terra mas se movem tão lateralmente que acabam ‘caindo para sempre’. Então, basicamente, eles estão sempre caindo, mas nunca aterrissam.

Muita Paz a todos!  

Denis Mendonça

quinta-feira, 27 de julho de 2017

HOMENS E ANJOS


#caminhoverdadeevidaliçao131
Emmanuel/Chico Xavier
Homens e Anjos
"Enquanto os Anjos sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor". (II Pedro, 2:11)
Reflexão sobre o tema:
É incrível como tenho o costume de julgar e decidir o que deve ser feito ao meu semelhante, mas me esqueço que, quando aponto um dedo ao meu irmão,existem três apontados pra mim...e por mim mesmo.
Quando acredito que estou sentenciando meu irmão, se eu prestasse mais atenção, veria que o veredicto, serviria a mim mesmo.
Eu quero ser aceito...mas não quero aceitar meu irmão.
Então como quero que me escutem se eu não escuto ninguém? Se eu sou melhor que todos? Se eu sou superior?
Eu acho isso do meu irmão e meus irmãos acham isso de mim.
É um círculo vicioso, que somente terá fim se eu mudar minha maneira de agir e pensar perante o mundo.
Por isso tenho de mudar meus modos.
Mudar meu pensamento tedioso e depressivo, para o otimista, pacífico e amoroso.
Com isso, atrairei energias boas, irmãos com a mesma vibração, e ao invés de condenar a mim mesmo, estarei ajudando o próximo e a mim mesmo.
Jamais condenemos um irmão e sempre analisemos nossos atos, pois diante de Deus ninguém nos condenará pois nossa consciência já nos condenou.
Muita Paz a todos!
Denis Mendonça


segunda-feira, 17 de julho de 2017

Tristeza





#caminhoverdadeevidaliçao130

Tristeza
Emmanuel/Chico Xavier
"Porque a tristeza, segundo Deus, opera arrependimento para o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo gera morte" Paulo (II Coríntios, 7:10)
Reflexão sobre o tema:
A tristeza divina e a tristeza mundana...
A divina é devido ao não conformismo, de você não ter feito o correto durante a vida e arrepende-se para se preparar para uma nova empreitada terrestre, para corrigir o que não teve tempo de ser corrigido.
A tristeza mudana é depressiva, decorrente de não conformismos, do não arrependimento, uma tristeza que parece ser eterna.
Mas no Mundo de Deus, eterna é a vida e não as situações.
Todas as experiências são passageiras e devem servir unicamente para a evolução do ser. Por isso raciocinemos, conforme Deus espera que façamos.
Se fizemos algo que nos envergonhamos nos arrependamos com sinceridade e nos proporcionemos uma segunda chance, perdoando a si mesmo você entenderá a ação de Deus para com suas criaturas, e curando-se a si mesmo estará novamente às fileiras de co-criadores de Deus, expandindo cada vez mais seu Reino pelo Universo.
Muita Paz a todos!!!
Denis Mendonça






segunda-feira, 10 de julho de 2017

Origens das Tentações

#caminhoverdadeevidaliçao129
Emmanuel/Chico Xavier
Origens das Tentações
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." (Tiago 1:14)
Reflexão sobre o tema:
Muitas e muitas vezes procuramos os culpados de nossas tentações. Transferimos nossas responsabilidades a coisas, pessoas, seres mitológicos etc...
As tentações tem origem em nossa cobiça pelas coisas mundanas.
Cobiçamos aquilo que não temos e que muitas vezes são desnecessárias para sermos felizes.
A cobiça vem de um bem material externo, mas a tentação está dentro de nós.
O sentimento da cobiça é mal pois trata-se da inveja.
E a inveja pode abalar o próximo, mas destrói, o que de maior virtude há no coração humano, que é a essência de Deus.
Por isso, por sermos co-criadores de Deus, temos como foco principal, o auxílio aos necessitados, e não cabe em nossa empreitada a inveja.
Sejamos mais duros conosco, quando percebermos que nossa cobiça, poderá prejudicar alguém. Nos coloquemos sempre no lugar do nosso próximo, e nos concientizemos, de que auxiliar, ao invés de cobiçar é sempre o melhor caminho.
Acabar com o sentimento de inveja é ganhar mais um degrau na escada evolutiva que temos de galgar.
Muita Paz a todos!

Denis Mendonça



                                            Imagem Reprodução Internet

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Dádivas Espirituais





#caminhoverdadeevidaliçao128
Emanuel/Chico Xavier
Dádivas Espirituais
"E, descendo eles do Monte, Jesus lhes ordenou dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem, ressucite dentre os mortos". (Mateus 17:9)

Reflexão sobre o tema:
Há certos conhecimentos, que só devem ser transmitidos, quando, quem  recebe-los,estiver preparado para entende-los de forma lógica, ampla e correta.
É como um aluno que se encontra no 1° ano primário, jamais entenderá os conhecimentos a serem transmitidos no 2° ano, pois ainda não possui as bases para compreende-los.
Por isso as questões espirituais  são transmitidas conforme a nossa evolução.
Por isso Jesus utilizou critérios, a quem revelar informações mais profundas, solicitando aos discípulos escolhidos, tempo para falarem o que viram.
O conhecimento é uma aquisição intelectual infinita.
Não fiquemos ansiosos em tê-los antes de estarmos preparados para compreende -los.
Sejamos sempre famintos pelo aprendizado, absoluto e profundo das Leis do Universo e cada vez mais auxiliemos nossos irmãos nessa empreitada divina. Somos todos Deuses.
Muita Paz a todos!
Denis Mendonça